Como funciona?
1 – Ao obter radiação solar, ou seja, em contato com a luz do sol, as células fotovoltaicas do painel solar reagem, convertendo a energia solar em elétrica.
2 – O inversor solar que se conecta ao quadro de distribuição se adapta a energia gerada, deixando-a compatível com as instalações elétricas, podendo alimentar os equipamentos elétricos.
3 – A energia solar produzida pelo seu sistema fotovoltaico é consumida pelos aparelhos elétricos como geladeira, micro-ondas, ar-condicionado etc…
4 – O excedente da energia produzida é disponibilizado para a rede elétrica, em troca de créditos para consumo de energia da concessionária, válidos por até 60 meses.
Caso você algum dia produza mais energia do que está consumindo (como em um final de semana que você vai viajar e não está em casa consumindo energia), a energia gerada em excesso pelo seu sistema fotovoltaico vai para a rede de energia da distribuidora e lhe gera um crédito de energia para ser utilizado em algum outro momento que você produza menos energia do está consumindo.
Funcionamento de Energia Solar detalhado
Caso não se consuma toda a energia produzida em determinado mês, o excesso é enviado à rede de distribuição, em troca de créditos de consumo de energia, válidos por até 60 meses.
Os crédito são utilizados quando o sistema não gera energia suficiente em determinado mês para cobrir todo o consumo, isso pode ocorrer em meses mais nublados ou de maior consumo.
Assim sendo, quando o consumo é maior do que a geração, utiliza-se os créditos acumulados, e caso esses não sejam suficientes, paga-se o valor consumido.
Para este fim, o medidor de energia é substituído por um relógio bidirecional. Este é capaz de mensurar a quantidade de energia injetada na rede e a energia consumida da concessionária
Energia solar durante o ano: como funciona
Consumo mensal e balanço energético acumulado
O sistema fotovoltaico é modelado para atender o consumo médio anual de energia.
O gráfico apresenta o a produção de energia estimada ao longo do ano, comparada com o consumo histórico por mês. No exemplo, o consumo de energia é menor durante o inverno, durante esses meses, o sistema fotovoltaico produz energia em excesso, gerando créditos que podem ser usados para compensar o consumo superior durante o verão.
Impacto da Energia Solar na sua conta de energia
Fatura de energia após instalação do sistema fotovoltaico
Você poderá reduzir a sua conta de energia em até 95%.
Apenas terá que pagar a taxa de conexão à concessionária local. Valor este pago todo mês em sua fatura, independente de sistema próprio ou não.
Um sistema fotovoltaico pode cobrir 100% do seu consumo. A energia consumida durante a noite é compensada pelos créditos gerados durante o dia.
A energia produzida em excesso vai diretamente para a rede e você recebe créditos, que podem ser usados na mesma unidade ou distribuídos em outras unidades consumidoras cuja o titular seja o mesmo cadastrado.
Monitoramento da Energia Solar
Acompanhe a sua geração, seja via web ou aplicativo
As nossas soluções possuem um sistema de monitoramento inteligente. Podendo ser acompanhado:
- O consumo e a produção de energia;
- Dados diários, mensais e anuais;
- Identificação automática de problemas técnicos;
- Acompanhamento da economia e retorno financeiro;
- Mensuração da contribuição ao meio ambiente.
Podemos instalar nosso sistema de monitoramento em seu celular, tablet e computador, assim é possível acompanhar a sua contribuição para o meio ambiente!